quinta-feira, 12 de abril de 2012

Assunto Federação Paraibana de Bilhar e Sinuca

OPINIÃO DO SITE SINUCA PB

Na grande maioria dos salões e clubes que praticam sinuca em nosso Estado (e região) a modalidade utilizada é a da Regra Brasileira.
Mesmo assim, o site Sinuca PB entende que na criação de uma Federação Paraibana de Sinuca podemos assimilar também as  regras Mista e Inglesa (mais presentes nas regiões Sul e Sudeste do país). Porém, devemos ter como princípio fundamental a preservação do nosso estilo de jogar, culturalmente enraizado no Nordeste.
Baseado nesse princípio e na nossa realidade, uma futura federação paraibana não deve ter como prioridade a filiação apressada de três ou quatro clubes, somente para garantir a participação de um ou dois atletas (e seu eventual presidente) em competições nacionais, disputadas na maior parte em regra mista.
Nossa meta principal deve ser a organização da sinuca em nosso próprio Estado, aglutinando os jogadores, os salões e os clubes das diversas cidades da Paraíba.
Criar e fortalecer uma associação onde todos os paraibanos que praticam sinuca sejam beneficiados, e não apenas uma minoria.
Depois de feita essa base sólida é que teremos as condições democráticas de deliberar sobre uma Federação e filiação à CBBS.


Em resposta a essa matéria o amigo João Lugo ( JK )



Bom dia Beto ( site SINUCA PB )

No tocante ao artigo escrito sobre a Federação Paraibana de Sinuca e Bilhar publicada neste site, gostaria de tecer algumas considerações:
Quando fui convidado por amigos para fazer parte deste grupo, achei que poderia unir e ajudar um pouco, mais entendo que está havendo algumas desavenças e não é  esse meu propósito.
Em momento algum, falei que teríamos que abandonar de jogar a nossa regra brasileira, até por que a Regra Inglesa ou mista como é chamada, já faz parte da Regra oficial da CBBS, há mais de 10
anos, e todos os torneios oficiais das Federações e da CBBS são obrigados a serem disputados na regra Inglesa, que é a regra Oficial Mundial, e se a sinuca estiver entre os jogos Olímpicos a regra que vai ser disputada é a Inglesa.
Agora no nosso Nordeste e cidades interioranas até do sul, a regra brasileira é jogada, e nunca vai ser deixada de lado, nem por mim, nem por quem quer que seja, só que como todo esporte, e a sinuca é um esporte, as regras vão evoluindo mesmo dentro dos salões. Quando eu comecei a jogar com 14 anos de idade, a regra era com três bolas vermelhas, a saída poderia ser pela bola 5 (opcional), o jogo não era cantado, a carambola tinha que correr mais de 30 cm, não podia encostar dando sinuca etc, hoje mesmo nos salões de apostas a bola já é cantada a caçapa, já se passa a jogada etc, então tudo evolui, nada pára no tempo, e acho que você bem sabe disso. Então os jogadores que quiserem participar de eventos oficiais da CBBS, terá que praticar e jogar a regra Inglesa.
Nem por isso vamos deixar de jogar a regra brasileira, todos os torneios Interestaduais são jogados na regra brasileira, os próprios jogadores Pernambucanos e Cearenses, que são os estados que mais praticam a regra Inglesa nos salões sociais e que fazem parte CBBS há muito tempo, jogam os torneios conosco. Então, de maneira alguma, quero tirar nossas tradições de sinuca.
 Outro ponto a se esclarecer é que quando você fala em arrumar 3 ou 4 clubes apressadamente, não é apressado, é porque já no estatuto e na própria ata de fundação da Federação, já tem que constar os nomes dos clubes e de todas as pessoas que vão compor a diretoria e conselhos. Outro ponto, quero deixar claro é que nunca disse a você nem a ninguém que seria o futuro presidente, nem que seria nem candidato, sempre falei que isso seria decidido em reuniões futuras e, como você viu, esta eleição terá que ser feita pelos presidentes de clubes.
Quanto à finalidade prioritária de levar um ou dois representantes para a competição nacional, acho que a federação, se tivesse condição financeira, levaria 20 ou mais. Já quanto a levar o seu futuro presidente também às custas da Federação, acho que você se enganou um pouco, graças a Deus tenho condição como atleta de participar de uma seletiva e me classificar, e quanto a parte financeira já estive em dois Campeonatos Nacionais, em 2010 em Fortaleza e em 2011 no Rio de Janeiro, como admirador, com  meus recursos.
Vou continuar a fazer parte do esporte sinuca, como atleta, porque o amo.
No entanto, quero salientar que, a partir de agora, estou me desligando de todas as formas de organização da Copa Paraíba, bem como da Comissão Fundação Federação Paraibana.
Tenha um bom dia.


Prezado JK

Qualquer pessoa tem o direito de resposta no site Sinuca PB, desde que o nome seja citado negativamente em algum artigo.
Basta que a pessoa interessada no direito de resposta mostre onde se deu exatamente a citação negativa do nome.
Se você se refere ao Artigo de Opinião do Sinuca PB que o Blog de Zezinho de Esperança, o Portal Snooker, transcreveu junto com uma resposta sua em 12/04/2012, devo esclarecer o seguinte:
- Nesse Artigo de Opinião não há citação de nome, a expressão das idéias é totalmente impessoal;
- No texto não existe futuro presidente entre aspas, não foi escrito futuro presidente. o que está escrito  é eventual presidente, que só tem um significado na língua portuguesa: qualquer pessoa que por acaso estiver ocupando o referido cargo. A Federação nem sequer existe ainda.
- O site Sinuca PB nunca lhe criticou, nunca atingiu a sua pessoa, até porque o site nâo discute pessoas e sim opiniões.
- O que foi escrito no Artigo continua sendo a visão do Sinuca PB, lançada para discussão no nível das idéias.
- Defenderemos sempre o respeito à diversidade de opiniões.
- Qualquer pessoa que quiser expressar no site uma opinião diferente do que foi escrito no Artigo nós publicamos, basta não conter questões pessoais.
- Nós temos muitos amigos em comum no meio Sinuca. Em respeito às muitas amizades o Sinuca PB levará esclarecimentos a todos, através do nosso trabalho em prol da Sinuca.

Atenciosamente
Beto ( Sinuca PB )